Os Brasileiros e a Corrupção

A razão de existir desse blog é a corrupção. Ou melhor, o ódio que sinto da mesma. De ser enganado, roubado e ainda não fazer nada contra isso. Ou quase nada. Mas fico me perguntando, se os políticos são tão corruptos quem é responsável por eles estarem lá? Ou pior, por ficarem lá, pois muitos são reeleitos mesmo comprovadas suas participações em esquemas de corrupção.
Sabem quem os colocou lá? O povo brasileiro. E esse mesmo povo, segundo uma pesquisa do IBOPE não só aceita a corrupção como também a praticaria se estivesse na mesma situação. É o resultado da pesquisa. Ou do que podemos interpretar dela. Para quem quiser ler, se encontra nesse link:

Corrupção da política – Eleitor, vítima ou cúmplice?

A frase mais impactante do texto:

“Por outro lado, parcela significativa do eleitorado apresenta desvios de conduta ética em seu dia-a-dia, sem notar qualquer relação com o comportamento dos políticos que a representam.”

Ou seja, nossas atitudes cotidianas mostram muito como somos e isso tem, sim, relação direta com essa roubalheira generalizada no país. Somos responsáveis pois somos tão corruptos quanto os corruptos políticos. Somos egoístas, não pensamos no coletivo. Eu vejo algumas dessas atitudes que, em grau maior ou menor, mostram o desvio de ética:

  • Passar na sinaleira (ou farol) com o sinal em vermelho: Afinal, se não vem mesmo gente do outro lado, por que não passar, não é mesmo brasileiro?
  • Jogar lixo no chão: Ora, o importante é eu me livrar do meu problema. Se isso vai criar outro problema para outras pessoas, não me importo.
  • O som alto perturbando os vizinhos: Ah, deixa eu me divertir, hoje é meu aniversário, por que não posso pelo menos nessa data? Azar dos vizinhos, vamos continuar a festa.
  • Sonegação de impostos: Ora, já recolho na fonte um caminhão de dinheiro. Vou juntar algumas notas frias para poder diminuir o que tenho de pagar ou aumentar minha restituição.
  • As filas nos aeroportos: Uma vez ouvi num aeroporto no exterior quando da chamada para formarem a fila. Brasileiros são sempre assim. A frase foi dita após a chamada, que avisava quem teria prioridade e quais fileiras deveriam formar a fila. Praticamente todos correram para ver quem chegava primeiro, esvaziando os bancos. O brasileiro quer sempre chegar na frente do outro.

É ruim ouvir a verdade mas esse país só será melhor quando soubermos detectar esses comportamentos em nós mesmos e ainda educar nossos filhos a não seguirem nossos falhos exemplos. E você, detecta quais mais comportamentos?

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

