Ligando os Pontos – Como os Governos Compram a Imprensa

Uma vez resolvi enviar um email para vários órgãos e autoridades do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para reclamar da situação de nossas estradas. O governo em questão era o de Yeda Crusius. Recebi apenas uma resposta e me dou o direito de não dizer de quem.
Pois bem, a resposta foi a seguinte (estou colando aqui o texto exatamente como me foi respondido):

Caro fulano: Não existe nenhuma intimidação, o que acontece é que o governo do estado(estatais) como um dos maiores anunciantes em veículos de comunicação e em sites e blogs de alguns formadores de opinião são orientados a não darem espaço para mim, são monitorados pelo Piratini diariamente com esta finalidade. (os gastos em publicidade e marketing somam aproximadamente R$ 1.000.000,00 por dia útil).
Quanto as estradas estou plenamente de acordo, as ruas e avenidas de porto alegre não são muito diferentes, se os governos utilizassem os recursos apropriados via impostos naquilo que é prioridades da sociedade certamente não teríamos esta realidade, 70% do orçamento do estado são gastos em atividades que não agregam nada as pessoas e sim aos partidos que estão no poder.
As eleições estão próximas e teremos o poder de mudar este quadro.

Obviamente talvez vocês não entendam tudo pois omiti aqui o contexto da conversa. Mas destaquei acima o que quero comentar. UM MILHÃO DE REAIS POR DIA ÚTIL EM PUBLICIDADE.

Pois bem, vamos ligar os pontos agora. Na mesma época que enviei esse email o Governo de Yeda Crusius estava sofrendo seguidos bombardeios devido à notícias de corrupção generalizada no DETRAN (fato até hoje não esclarecido e já esquecido por esse povo corrupto). Ao mesmo tempo a Governadora era questionada da compra de uma mansão sem comprovar de onde vieram os recursos (sempre se repete a mesma história).

E o que faziam os órgãos de imprensa? Em um deles, o programa Gaúcha Atualidade, na rádio gaúcha, eram entrevistadas  seguidamente pessoas do governo e ali tinham a chance de perguntar, questionar, aprofundar a discussão em torno das denúncias de corrupção. Mas não o faziam. Davam apenas espaço para os governantes falarem as suas palavras vazias, avisar que iriam prestar contas no momento adequado, que tudo era manobra, etc, etc e etc. E as provas não surgiam e o tempo passava.

E na hora dos intervalos comerciais da rádio? Banco estatal patrocinando o programa. Pois bem, fica a pergunta:

Será que uma rádio ou canal de televisão tem a liberdade de denunciar uma vez que o Estado é um dos maiores patrocinadores? Imagina um programa que recebe uma bolada do Estado, começa a fazer denúncias, apresentando os fatos para a sociedade, será que esse programa não recebe um telefonema dizendo:

“Olha, alivia aí o tom das críticas senão corto o patrocínio”.

Vocês acham que isso não acontece? Esse é o Brasil, esse é o Rio Grande do Sul também, um Estado que teve muitas glórias no passado mas que agora amarga corrupção e governos incompetentes sem fazer nada. Acorda gaúcho, estão te surrupiando.

Ah, e as estradas? Continuam de mal a pior e ainda pagamos os pedágios mais caros do país.

Anúncios

, , , ,

  1. #1 por jader martins em junho 13, 2011 - 10:26 am

    Caro contribuinte, e vai continuar sendo assim…ñ mudara…ñ sei se o colega lembra q as crititcas ao Gov.Yeda passaram a ser mais fortes, inclusive o Macedo fez uma diretamente ao Dep.J.O.Germano pelo ar…e após estas criticas elas cessaram, nunca mais se ouviu do Macedo criticas aos CORRUPTOS DO DETRAN…(dirão eles…NÃO HA FATO NOVO)…porque nao colocam no ar uma vez por semana para q o POVO NAO ESQUEÇA, ALGUNS TRECHOS DOS PAPOS DOS CORRUPTOS DO DETRAN E DO DAER…- Mais, dizem(são boatos(?)q orrem pelos Cafes de P.Alegre) q após estas criticas houve um JANTAR DA ALTA DIREÇÃO DA RBS COM A GOVERNADORA…pois ela deixou de dar entrevistas a RBS por um periodo curto…e ai devem ter acertado os PONTOS Q traziam prejuizos a ambos (Governo e RBS)…- Agora mesmo o Daer sofre uma serie de acusações e nada de CPI…a quem interessa q a CPI não saia? Lembra a conversa do Busatto querendo cooptar o P.Feijó? Lá ele ja dizia q ORGAOS DO ESTADO PATROCINAVAM CAMPANHAS DE POLITICOS E PARTIDOS…PERGUNTO…ALGUEM FEZ ALGUMA COISA PARA CONTER ISTO? JADER MARTINS.-

    • #2 por O Brasil É Corrupto em junho 13, 2011 - 4:01 pm

      Grande Jader, bom te ter por aqui.
      O negócio é o seguinte: Somos enganados por todos os lados. Por isso não dá para se restringir em saber notícias de uma fonte só.
      O que me entristece é que, no caso do Detran, onde estão as investigações? Em que pé andam? Vai andar? Estão andando?

      Morreu a discussão, a imprensa vive de momento, que venha o próximo escândalo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: